Formosa do Oeste

por Admin publicado 12/08/2014 15h45, última modificação 17/05/2024 14h34
Formosa do Oeste foi fundada pela Colonizadora Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná – SINOP, conforme escritura pública lavrada em 26 de março de 1960. O nome originou-se da Senhora Nilza de Oliveira Pipino, esposa do Sr. Enio da SINOP, que achou suas densas matas e a terra fértil uma “formosura”. A partir daquela data surgiu o nome Formosa. Uma das riquezas naturais é mantida até hoje com o nome de Recanto Apertados. Criada através da Lei Estadual n° 4382 de 10 de junho de 1961, foi instalado oficialmente em 08 de dezembro de 1961 sendo desmembrado de Cascavel.

HISTÓRIA DO MUNICIPIO DE FORMOSA DO OESTE

Formosa do Oeste, fundada pela colonizadora SINOP- Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda. Através de escritura oriunda do 6°tabelião Simas Pompeu de Toledo, da Capital do Estado de São Paulo, as folhas 46 do livro 8, registrada em 26 de março de 1960 no registro de imóveis da cidade de cascavel desde estado. Tudo em conformidade com o decreto- Lei n° 58, regulamentado assim, o loteamento de Formosa do Oeste, até então denominado “Gleba Rio Verde”.

Executando os levantamentos de campo, tanto na área a ser transformada em área urbana como área total foi ali feitos e executados em planos de trabalhos, como a loteação e a confecção de uma pista de pouso para aviões, também foram abertas as avenidas e ruas principais, construção do hotel de formosa e, num curto prazo com elevado número de trabalhadores e maquinas foram abertos nas densas matas, estradas circundando uma área de 65 alqueires paulistas reservada para cidade de formosa do oeste.

Em 03 de março de 1960, data em que se comemora a fundação da cidade, foi celebrada pelo Padre Sebaldo Brukel, a primeira missa em formosa do oeste, sendo os primeiros colonizadores os mineiros, paulistas e nordestinos.

Formosa do Oeste foi elevada a categoria de município em 10 de junho de 1961 conforme a lei n°4.382, sendo desmembrada do município de Cascavel e instalada oficialmente à 08 de dezembro de 1961 data em que foi empossado o primeiro Prefeito Sr. Ataliba Leonel Chateaubriand , e seus Vereadores. Desta feita, como município até 15 de junho de 1968, quando foi elevada a categoria de Comarca pela lei n°5.809, em 24 de junho de 1970.

Formosa do Oeste nasceu de um molde, da maquete que a colonizadora -  SINOP,  Sociedade  Imobiliária  Noroeste  do  Paraná  –  elegeu  ao  fixar  os critérios de nucleação territorial no vale do Piquiri. Enio Pepino, autor dessa obra, volta e meia se emocionava com Formosa. A notícia de que a principal praça teria o seu nome não o atinge tão profundamente como a constatação diária de que a cidade correspondeu e foi além do que se esperava. Olhando a maquete, no escritório da empresa em Maringá, Enio Pepino resume a sua impressão: aqui a realidade vai muito além do que se sonhou. Depois, como se estivesse recompondo tudo o que se fez desde o desbravamento, o levantamento, o levantamento topográfico, o loteamento à base de pequenas áreas em media de seis alqueires. Estas são as melhores terras do Brasil e a riqueza do seu solo foi comparada a da Ucrânia. Narra à luta e faz uma pausa para defender a pequena propriedade. O minifúndio útil, como é caso das terras do Piquiri, constitui a forma econômica e social mais adequada de propriedade.

O Nome de Formosa do Oeste originou-se de uma visita feita pela Sra. Nilza de Oliveira Pipino, a então conhecida “Gleba Rio Verde”, que achou suas densas matas e a terra fértil uma Formosura. A partir daquela data surgiu o nome de Formosa do Oeste, por esta região pertencer ao Oeste do Paraná, sendo então batizada oficialmente com o nome de Formosa do Oeste.

Ali não há lugar para grandes tensões e com a evolução dos meios de transportes, saúde e principalmente de escolarização o homem rural poderá dominar melhor as técnicas de exploração da terra e de comercialização de seus produtos, inclusive pelas formas superiores de associação.

Executados   os   levantamentos   de   campo,   tanto   na   área   a   ser transformada em área urbana como área total foi ali feitos e executados em planos de trabalhos, como a loteação e a confecção de uma pista de pouso para aviões, também foram abertas as avenidas e ruas principais, construção do Hotel Formosa e, num curto prazo com elevado número de trabalhadores e máquinas foram abertas nas densas matas, estradas circundando uma área de 65 alqueires paulistas reservada para a cidade de Formosa do Oeste.

Em 03 de março de 1960, data em que se comemora a fundação da cidade, foi celebrada pelo Padre Sebaldo Brukel, a primeira missa em Formosa do Oeste. Formosa do Oeste, foi elevada a categoria de Município em 10 de junho de 1961 conforme a Lei Nº 4.382, sendo desmembrada do Município de Cascavel e instalada oficialmente à 08 de dezembro de 1961, data em que foi empossado o primeiro Prefeito Sr. Ataliba Leonel Chateaubriand, e seus vereadores. Desta feita, como Município até 15 de junho de 1968, quando foi elevada a categoria de Comarca pela Lei nº 5.809, em 24 de maio de 1970. 

O Município possuía uma área de 594.113 Km² da qual, desmembrou-se pela Lei nº 7.304 de 13 de maio de 1980, o Município de Jesuítas com uma área de 228,5 km², ficando o Município mãe com 365.613 km², quantia essa, de onde mais uma vez foi desmembrado pela Lei nº 9.310 de 04 de julho de 1990, 89 km² para a criação do Município de Iracema do Oeste. Assim sendo, Formosa do Oeste, possui atualmente uma área territorial de apenas 276.613 km² ou 11.430,28 Alqueires Paulistas, situada no 3º Planalto do Oeste do Paraná, região Sul do Brasil. Formosa do Oeste limita-se ao Norte com Alto Piquiri e Mariluz e ao Sul com Jesuítas e Iracema do Oeste; ao Leste com Goioerê, IV Centenário e Nova Aurora; ao Oeste com Jesuítas e Assis Chateaubriand.